top of page

Blog & Receitas

ABUSE DAS ERVAS NATURAIS E ESPECIARIAS


ABUSE DAS ERVAS NATURAIS E ESPECIARIAS

Sabemos bem que o sal ressalta o sabor de qualquer comida. Porém, ele não é, definitivamente, a única maneira de se preparar um prato saboroso. Utilizando ervas e especiarias, é possível preparar comidas deliciosas sem ter que apelar para o sal em excesso, ou então para a gordura em altas quantidades. As especiarias aromatizam qualquer prato e, agregado a isso, ainda fornecerem compostos bioativos que só trazem benefícios à saúde.

No filme Estômago, o protagonista Antônio já provava que até a comida da prisão ficava interessante acrescentando um “tal de alecrim”. Pois é: sair da monótona culinária do dia-a-dia com esses temperos é um jeito bem interessante de cozinhar saudável.

A SALSA combina com tudo e ainda colore qualquer prato. O MANJERICÃO, além de classicamente combinar com massas, também vai muito bem com frutos do mar, oferece frescor à saladas e dá um toque especial em bebidas e drinks. O TOMILHO deixa carnes e peixes com um sabor fantástico e o ALECRIM combina perfeitamente com aves e carne suínas.

As especiarias também não podem ser esquecidas. A NOZ-MOSCADA, por exemplo, acentua o sabor de pratos à base de leite e queijo. CRAVO, CANELA e GEGIBRE, além de temperar inúmeros pratos e bebidas, deixam chutneys de qualquer fruta incríveis. E por que não apimentar a vida? Além da PIMENTA DO REINO, existem mais de dez tipos de pimentas comercializadas no Brasil (pimenta do reino BRANCA, BIQUINHO, MALAGUETA, DEDO-DE-MOÇA, CAMBUCIi, a falsa pimenta ROSA, etc) que além de tornarem a comida picante, proporcionam diversos sabores diferentes.

Pensando em saúde, sabe-se que as especiarias são consideradas fontes naturais relevantes de antioxidantes. Os antioxidantes naturais são apontados como combatentes dos radicais livres, que, entre outras coisas, causam envelhecimento precoce e doenças crônico-degenerativas.

As ervas e especiarias também vêm sendo estudadas como fonte de antioxidantes naturais a serem utilizadas em alimentos industrializados em detrimento de alguns sintéticos que já estão sendo proibidos na Europa e Japão.

Como usar?

Alecrim: erva doce e perfumada, é excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também molho de tomate italiano para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.

Salsa: erva de sabor suave, utilizada dentro e sobre as comidas. Dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, pães, molhos, carnes, recheios.

Manjericão: conhecido com a “erva do tomate”, pode ser utilizado na maioria das receitas que o utilizam. Utilizado também em recheios, macarrão, arroz, assado de carne de vaca, porco, hambúrguer, pão, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco. Além dessas preparações, é fundamental na composição do molho para a massa “ao pesto”.

Tomilho: é usado para temperar carnes, aves e peixes. Pode ser adicionado a pratos com tomate ou queijo também.

Noz moscada: Pode ser utilizada em pratos doce, mas também para realçar o sabor das carnes e legumes. Podem ser salpicadas em bebidas com leite, quentes ou geladas, frutas, pudins e sopas.Use na preparação de bolos, bolachas, donuts, tortas, wafles e bolinhos.

Cravo: Além do sabor os cravos inteiros são utilizados para decorar pratos, ornamentam presunto, frutas, cebolas, porco e carne de vaca. Use em bebidas, assados de panela, marinados, molhos, picles, sopas. Cravos moídos, podem ser utilizados em bolos temperados, bolos de frutas, pão de gengibre, pudim de ameixa, molhos. Assados de carnes.

Canela: A canela é uma das especiarias mais versáteis e conhecidas. Combina com pratos com maçã, ameixas, cozimento de legumes, chocolate quente, vinho e compotas de frutas. No inverno, é bastante comum temperar o vinho com canela e toma-lo quente.Moída ou em pó, é usada no preparo de torrada, pão doce, sopa, chocolate quente, pudim de ameixa, bolinho de maçã, carnes assadas.

Gengibre: O gengibre inteiro é usado em picles, caldas, bebidas, molho teriyaki, conservas, chás. Não podendo esquecer do seu uso indispensável no quentão. Quando moído, é utilizado em molhos, sopas, carneiro, porco, aves, chutney, conservas, saladas. Além de ser uma excelente combinação com outras especiarias.

Com todos esses argumentos a favor, por que não experimentar?

Referências:

WEISS SE, editora. Alimentos saudáveis, Alimentos perigosos. Reader’s Digest Association, 1998.

BIESKI, I.GC. Plantas medicinais e aromáticas no sistema único de saúde da região Sul de Cuiabá. [Monografia apresentada ao departamento de agricultura da Universidade Federal de Lavras]. Minas gerais; 2005.

LINGUANOTTO, n.n. Ervas & Especiarias. Crescente Editorial, São Paulo, 2003.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page