top of page

Blog & Receitas

GARRAFAS DE PLÁSTICO E ATIVIDADE ESTROGÊNICA NA ÁGUA


"Nós estamos constantemente expostos a químicos xenobióticos no dia-a-dia, seja nos alimentos que ingerimos, na água que bebemos, ou nos cosméticos e produtos de higiene que usamos. Mas "estamos" pode ser de fato uma palavra abusiva, porque a partir do momento em que nos consciencializamos para o problema a tendência é reduzir ao máximo a exposição, o que é até certo ponto possível. Um dos efeitos melhor caracterizados destes xenobióticos é a disrupção endócrina. Eles afetam o normal funcionamento do nosso sistema hormonal, exercendo um efeito semelhante aos hormônios esteróides, nomeadamente os estrogênios. Dois dos químicos mais mediáticos são o bisfenol A e os ftalatos.

Os plásticos são um veículo destes xenobióticos que migram facilmente para os produtos que ingerimos, e a água engarrafada é um dos casos melhor caracterizados. Uma equipe de investigadores Alemã comparou a atividade estrogênica presente em águas engarrafadas em recipientes de plástico ou vidro. Os resultados mostram que essa atividade é cerca de 3 vezes maior em garrafas de plástico (PET).

As implicações são óbvias... É sempre preferível optar pelas garrafas de vidro, embora muitas vezes não seja praticável. Pelo menos assegurem-se que os recipientes de plásticos não são expostos a temperaturas elevadas, uma vez que o calor aumenta a migração dos químicos para a água. Não é boa ideia deixar uma garrafa no carro em plano Verão, por exemplo. Mas muito pior idéia é deixar as garrafas completamente expostas ao sol como acontece no armazém do hipermercado mais próximo de casa. É quase certo que não se trate de desleixo, mas apenas ignorância relativamente a um problema sério de saúde pública."

(Fonte: Fat New World)

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page