ÓLEO DE ORÉGANO
Vários temperos utilizados na culinária brasileira vêm revelando outras utilidades no dia a dia, inclusive com inúmeros benefícios para a saúde.
Um deles é o orégano, uma das ervas mais utilizadas na culinária pelo mundo. O óleo essencial extraído da erva tem apresentado grande capacidade purificadora, a partir dos seus principais componentes nutricionais – o timor e o carvacrol.
As substâncias são reconhecidas pelo seu grande poder medicinal, atuando como antibacterianos, antivirais e antifúngicos eficazes contra diversas enfermidades.
Poucas pessoas sabem, mas além se usar a erva fresca ou desidratada, o orégano também pode ser consumido na forma de ÓLEO!
**Benefícios para a saúde:
Com várias propriedades biológicas, o óleo de orégano pode beneficiar em diversos aspectos sua saúde:
• Propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais;
• Pode auxiliar a inibir a proliferação de fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase, doença que causa muito desconforto às mulheres;
• Pode auxiliar a inibir proliferação de microorganismos indesejáveis que causam incômodo intestinal, prisão de ventre, dores abdominais, entre outros.
• O óleo essencial de orégano possui mais de dez compostos considerados anticancerígenos e antioxidantes e pode ajudar no tratamento e na prevenção de tumores e cânceres.
• Por conter propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o óleo de orégano pode ajudar a tratar e aliviar os sintomas de diversas doenças respiratórias, como resfriados, gripe, asma e bronquite. O timol e carvacrol presentes em sua composição combatem os organismos infecciosos e aliviam a congestão das vias respiratórias e congestão nasal.
• Por inibir a ação da enzima dipeptidil peptidase IV, que promove a produção de insulina no sangue, o óleo essencial pode ajudar no controle da diabetes tipo 2. Além disso, como é um alimento rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo pode diminuir a inflamação crônica e obesidade causada pela doença.
• Também por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de orégano pode tratar e aliviar os sintomas da eczema, psoríase, rosácea, candidíase e outras infecções semelhantes, bastando apenas o paciente aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a região afetada.
** OUTROS BENEFÍCIOS:
Conserva alimentos
O óleo de orégano é muito utilizado na conservação de alimentos. Ele mantém as nutrientes e prolonga a vida útil dos alimentos, graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e antiparasíticas.
Serve como pesticida
Se você está tendo problemas com pragas domésticas, o óleo de orégano pode utilizado como pesticida para aplicar em plantas e superfícies. Neste caso, basta misturar uma colher do óleo com algumas gotas de detergente para lavar louças e meio litro de água. Depois, borrife sobre as plantas e superfícies onde haja piolhos, insetos, baratas, formigas, etc.
Onde achar o óleo de orégano?
Compre em lojas de produtos naturais, ou lojas especializadas ou então lojas on line (procure no google 'óleo de orégano onde comprar', que vão aparecer várias opções!)
OUTRA OPÇÃO é você fazer o seu óleo de orégano em casa!
*** Como fazer? Veja passo a passo!
Apesar de o óleo essencial de orégano ser produzido a partir de um processo especial de destilação, também é possível prepará-lo em casa e obter os mesmos benefícios da erva.
Veja os passos a seguir:
1: Pegue o tempero que tem em casa e lave uma quantidade equivalente a 2 colheres (sopa). Coloque a porção em uma toalha ou papel toalha e deixe secar naturalmente.
2: De forma suave, bata os raminhos com o martelo de cozinha (normalmente aquele amaciador de carne ou amassador de feijão!) em uma tábua para romper as superfícies das folhas e depois o reserve.
3: Após fazer isso, aqueça levemente uma xícara de azeite extravirgem de oliva, coloque em um recipiente de vidro limpo e tampe (preferencialmente vidro escuro!! Reaproveite o vidro de um bom azeite que você tenha em casa)
4: Coloque o orégano no óleo morno. Agite o recipiente para cobrir o orégano com o azeite e dar início ao processo de liberação do óleo de orégano no óleo base.
5: Feito esse procedimento, deixe repousando na geladeira durante 3 dias para que o óleo de orégano se misture bem com o óleo da base.
6: Pronto! Depois que o óleo estiver pronto, é só usar.
Saúde!!
(inspiração: Vital Âtman - www.vitalatman.com.br)