top of page

Blog & Receitas

O poder do Própolis: bem além dos resfriados!


MUITO ALÉM DOS RESFRIADOS, SAIBA DOS BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS

PARA SUA SAÚDE!

Diversos produtos derivados das colmeias de abelhas têm sido estudados nos últimos tempos e, entre eles, o própolis é o que tem demonstrado maiores benefícios para a saúde humana.

O própolis é uma resina produzida pelas abelhas, colhida a partir dos brotos de árvores e certos vegetais e que tem sido usada como uma forma de medicina popular desde a antiguidade.

Dentre as suas inúmeras vantagens, está o fato de apresentar propriedades antioxidantes, antimicrobianas, desinfetante e estimulante das defesas imunológicas, analgésicas, anestésicas e anti-inflamatórias.

Descobriu-se também que o própolis previne a formação de placas dentárias por inibir a atividade de determinadas enzimas que sintetizam glucans da sacarose.

Os estudiosos têm analisado a ação do própolis na neutralização de crescimento tumoral com grande sucesso, o que tem causado uma grande motivação na área médica.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Chicago descobriram que o própolis apresenta um componente bioativo que inibe o crescimento tumoral em 50%, evidenciando sua capacidade de controlar o crescimento do câncer.

Sua força está ainda no fato de não apresentar apenas um modo de ação terapêutica. Por conter numerosos compostos que produzem ações positivas no nosso corpo, o própolis apresenta eficiência em condições, tais como:

· Resfriado

· Periodontites

· Cataratas

· Herpes

· Estresse oxidativo

· Inflamação

· Úlceras

· Infecções do trato respiratório

· Radiação

· Infecções de ouvido

Muitas de suas atuações têm sido atribuídas à sua função imunomodulatória, cujos principais químicos idênticos são: éster fenetilo, ácido cafeico (CAPE) e artepillin C. propólis.

Agora que você já conhece o poder que o própolis tem no que diz respeito à sua saúde, converse com seu nutricionista sobre uma maneira de inserir esta resina em sua alimentação habitual!

Referências bibliográficas:

· J Nutr Biochem. 2011 Jul 18.

· American Journal of Dentistry, December, 1996; 9(6):236-239.

· Phytother Res. 2009 Mar; 23(3):423-7

· Ann Clin Lab Sci., 2005; 35(4): 440-8

· Clin Rev Allergy Immunol. 2012 Jun 17.

· Recent Res Devel Cancer, 2000;2:305-317

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page