ATIVIDADE FÍSICA EM EXCESSO ENVELHECE?
Você sabia que uma CARGA INTENSA de atividade física pode gerar envelhecimento PRECOCE às suas células?
O que acontece é que em um exercício intenso, como corridas de maratonas, por exemplo, aumenta a produção de RADICAIS LIVRES, que são responsáveis pelo envelhecimento! Radicais livres são moléculas instáveis que flutuam na corrente sanguínea, causando danos ao organismo.
Em contrapartida, existe um FATOR DE COMPENSAÇÃO, pois as pessoas que praticam atividade física produzem MAIS SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES em repouso!
Quando as moléculas de radicais livres não são devidamente NEUTRALIZADAS, podem dar início a um processo lesivo nas células e tecidos, chamado de estresse oxidativo.
Esse processo pode ocasionar diversas doenças, incluindo as neurodegenerativas, cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. Estes danos teciduais e celulares podem interferir diretamente no DESEMPENHO do atleta. Com o intuito de MINIMIZAR OS DANOS, o organismo recorre ao sistema de DEFESA ANTIOXIDANTE.
E para AUMENTARMOS a nossa defesa antioxidante e combatermos os malefícios da produção de radicais livres, possuímos uma grande aliada: A NUTRIÇÃO!
Nesse sentido a suplementação nutricional com antioxidantes é uma alternativa viável para minimizar esses efeitos indesejáveis em atletas.
Os antioxidantes agem IMPEDINDO QUE OCORRAM DANOS, sendo INIBIDOR e REDUTOR das lesões causadas pelos radicais livres na célula.
Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo, mas em algumas situações se a produção destes agentes oxidantes for muito alta, a proteção natural pode ser insuficiente.
ONDE ENCONTRAR OS ANTIOXIDANTES?
Alguns antioxidantes são: Vitamina C, A, E, Zinco e Selênio.
Vitamina A = cenoura, mamão, laranja, manga, espinafre, couve e agrião.
Vitamina C = frutas cítricas como laranja, limão ou abacaxi.
Vitamina E = semente de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, abacate, couve.
Selênio = frutos do mar, grãos e Castanha do Brasil (antiga Castanha do Pará).
Zinco = abacate, abacaxi, banana, abóbora, pepino, pimenta, rabanete e grão-de-bico.
Outro fator importante é que, durante a prática esportiva INTENSA, pode haver INFLAMAÇÃO no organismo, gerado pelo stress do esporte de longa duração. Para AJUDAR o corpo a se RECUPERAR mais rápido, juntamente com os nutrientes citados acima, o Ômega 3 se faz muito importante como um potente antiinflamatório ao organismo.
É importante consultar um nutricionista para indicação correta da quantidade necessária de antioxidantes e ômega 3 de forma individualizada.
Portanto, o importante é fazer o ESPORTE QUE LHE DÊ PRAZER, juntamente com os cuidados com a alimentação.
Referências:
Exercício físico e estresse oxidativo, efeitos do exercício físico intenso sobre a quimioluminescência urinária e malondialdeído plasmático. Tácito Pessoa de Souza Jr.1, Paulo Roberto de Oliveira2 e Benedito Pereira3.