Adoçantes aumentam sua fome!
Adoçantes aumentam vontade por doces e carboidratos
Várias pesquisas mostram que o uso de adoçantes artificiais, seja na sua forma pura ou presentes em alimentos (refrigerantes diet ou com zero de açúcar, bebidas de qualquer tipo light ou diet , doces diet, etc), aumentam o desejo por doces e outros tipos de carboidratos (isso mesmo, como se fosse um ‘efeito rebote’!).
Explico:
Ao consumirmos adoçantes (ou alimentos com), nosso organismo registra o sabor adocicado e sinaliza que irá entrar energia sob a forma de açúcar. Mas... essa energia (o açúcar) não chega às nossas células. O sabor doce nas papilas gustativas que ficam na boca irão então requerir uma energia que virá através de um maior apetite por carboidratos e doces, culminando quase que certeiramente em uma maior ingestão de carboidratos através de massas, pães, doces etc. O consumo exagerado de adoçantes sintéticos apresentam também uma ação pró-inflamatória no organismo. Essas substâncias permanecem estocadas nas células de gordura, gerando INFLAMAÇÃO e RETENÇÃO HÍDRICA. Sabe-se que a obesidade é uma doença inflamatória, logo, o uso excessivo de adoçantes artificiais ou outro produto industrializado, vai contribuir para uma maior inflamação no nosso corpo, alteração no nosso metabolismo levando a um ganho de peso. Vale saber que sucralose e aspartame são grandes destruidores da flora intestinal, prejudicando as células cerebrais, além de grande associação ao câncer. Já o acessulfame-K, é um sal de potássio que apresenta na sua composição cloreto de metileno, um grande fator cancerígeno. Pode também causar problemas na tireóide, hipoglicemia, alteração na função do fígado e rins, náuseas e dores de cabeça.
Retire os adoçantes artificiais de seu dia-a-dia, como um hábito de amor ao seu corpo!
Aqui a listinha dos Adoçantes artificiais, para você anotar em seu caderninho negro: ciclamato, sacarina, sucralose, acessulfame, neotame, aspartame.
E aqui as opções que recomendo para meus pacientes quando realmente precisam de opções: Açúcar de Côco, Xilitol, Taumatina ou Palatinose (mas claro...use moderadamente ;)