top of page

Blog & Receitas

Vai engravidar?

Qual a influência de seu PESO na concepção?

A obesidade é uma das doenças mais prevalentes no mundo, sendo responsável pelo desenvolvimento de doenças e consequente redução da qualidade de vida. Além de disso, a obesidade também acarreta em problemas relacionados à concepção, principalmente pelos fatores inflamatórios que estão envolvidos no ganho de peso excessivo.

A INFLAMAÇÃO causa alterações na ovulação e saúde dos ovários. Em homens, a obesidade também pode prejudicar funções testiculares, reduzindo a capacidade dos espermatozoides.

Muitos estudos têm mostrado que o cuidado com a alimentação no período que antecede a concepção deve ser priorizado.

Para mostrar esta importância, um estudo realizado com mulheres obesas que apresentavam problemas de fertilidade indicou positiva correlação entre a condução de orientações nutricionais para a perda de peso no momento que antecedeu a concepção e aumento no número de gestações espontâneas no período do estudo.

A perda de peso neste período também é importante para reduzir o risco de doenças que são prevalentes durante a gestação – como a diabetes gestacional. Dentre as condutas nutricionais, deve-se priorizar o aporte de micronutrientes – como vitaminas do complexo B e vitamina D – e melhora da saúde intestinal.

Em uma análise realizada com 5628 mulheres que estavam em tratamento para fertilidade, notou-se que as que consumiam mais fastfoods e menos frutas, apresentavam mais dificuldade para a concepção acontecer. De forma complementar, mulheres que reduziram o consumo de fastfoods – de 4 para 2 vezes por semana – tiveram redução do risco de infertilidade em 41%.

Estas evidências reforçam a necessidade do cuidado com a alimentação durante todas as fases da vida, inclusive durante o PLANEJAMENTO da gestação.

Com a redução do risco de obesidade, certamente a gestação será mais saudável e a prevalência de doenças metabólicas será reduzida, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Para orientações completas e individualizadas, consulte um bom nutricionista!

Para agendar seu atendimento com a Nutri Ale, envie um whats App para: 27. 99991-7856 :)

(Texto adaptado de: VP Centro de Nutrição Funcional)

Referências Bibliográficas:

1-BEST, D.; BHATTACHARYA, S. Obesity and fertility. Horm Mol Biol Clin Investig; 24(1):5-10, 2015.

2-MALDRUM, D.R. Introduction: obesity and reproduction. Fertil Steril; 107(4):831-832, 2017.

3-SHREM, G.; BRUDNER, Y.; ATZMON, Y. et al. The influence of obesity, smoking, and serum folicular stimulating hormone in azoospermic patients on testicular sperm extraction-intra cytoplasmic sperm injection outcomes: a retrospective cohort study. Medicine; 98(4):e14048, 2019.

4-OERS, A.M.V.; MUTSAERTS, M.A.Q.; BURGGRAAFF, J.M. et al. Association between periconception weight loss and maternal and neonatal outcomes in obese infertile women. PLoS One; 13(3):e0192670, 2018.

5-EINARSSON, S.; BERGH, C.; FRIBERG, B. Weight reduction intervention for obese fertile women prior to IVF: a randomized controlled trial. Hum Reprod; 32(8):1621-1630, 2017.

6-GODFREY, K.M.; CUTFIELD, W.; CHAN, S.Y. et al. Nutritional intervention preconception and during pregnancy to maitain healthy glucose metabolismo and offspreng health (NiPPeR): study protocol for a randomised controlled trial. Trials; 18(1):131, 2017.

7-GRIEGER, J.A.; GRZESKOWIAK, L.E.; BIANCO-MIOTTO, T. et al. Pre-pregnancy fast food and fruit intake is associated with time to pregnancy. Hum Reprod; 33(6):1063-1070, 2018.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page