Agosto dourado
Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.
Este mês é conhecido como Agosto Dourado, e simboliza o incentivo à amamentação.
A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.
E o tema deste ano traz um assunto amplo, que vem de encontro a uma situação atual do mundo: “Apoie o Aleitamento Materno para um planeta saudável”.
Um assunto que ultrapassa os limites da questão ecológica do aleitamento, já que amamentar reduz morbidades, mortalidade, desigualdades, violência e danos ambientais.
Não há dúvidas de que o leite materno é o padrão ouro da alimentação para os lactentes.
Também é inquestionável que o aleitamento é fundamental, desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o 6º mês e estendido até 2 anos ou mais.
São indiscutíveis os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico-culturais da prática do aleitamento materno para a mãe e o bebê.
Em nosso país, somente cerca de 9% das crianças beneficiam-se do aleitamento materno exclusivo. A média é de apenas 54 dias de amamentação.
Estes números,são as evidências da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno.